Notícias

PASCOM Santa Terezinha participa do VI MUTICOM Diocesano de Guarapuava

6 de outubro

PASCOM Santa Terezinha participa do VI MUTICOM Diocesano de Guarapuava

Com o tema “Comunicação e Igreja no mundo em mudança”, ocorreu de 04 a 06 de outubro de 2019, na casa de Formação de Líderes Nossa Senhora de Guadalupe, o VI MUTICOM Diocesano de Guarapuava.
O encontro, assessorado pelo padre João Carlos de Almeida, conhecido como Pe. Joãozinho, SCJ, teve em sua abertura, no dia 04, a palestra Comunicação e Igreja no mundo em mudança. No sábado, dia 05, os trabalhos continuaram com as palestras A Igreja e a mídia/Igreja e mídias digitais, pela manhã e Educar para a Comunicação, à tarde. O conteúdo das palestras foi embasado no Documento da CNBB 99, Diretório de Comunicação da Igreja no Brasil.
Ainda no sábado, na sequência das palestras, aconteceram oficinas que colocaram em prática várias atividades para melhorar a comunicação da Igreja. Foram realizadas cinco oficinas: Criação de arte para redes sociais; Fotografia Religiosa e Espaço Litúrgico; Transmissões ao vivo; Produção de texto e conteúdo para redes sociais; Programa de rádio e Podcast.
Padre Joãozinho, em entrevista para a PASCOM Santa Terezinha, comentou sobre a importância da participação das lideranças da Igreja em formações como essa “O MUTICOM, além do grande conteúdo que ele trouxe, que está consolidado no Diretório de Comunicação no Brasil, não era conhecido por muitas pessoas, nem tinham, e nesse MUTICOM, além de ter uma guia de leitura, foi possível ler diversas partes e perceber a riqueza que tem ali dentro. Então, nós temos agora um texto base, essa é uma primeira partilha, mas também, este MUTICOM está se caracterizando pelo como fazer, não é só teoria, é prática, como tiro foto e como edito para colocar na rede social. Então, a junção da teoria com a prática tem mostrado uma maturidade na Pastoral da Comunicação, na Diocese de Guarapuava e nas Dioceses visitantes que chegaram até aqui.”
Para a Vice-coordenadora da Pastoral da Comunicação Diocesana, Adriane Padilha Bernardim, essa pastoral teve um grande desenvolvimento nos últimos anos “De um tempo para cá, tivemos um crescimento bastante interessante da PASCOM, o envolvimento das paróquias e o apoio do nosso bispo, Dom Wagner, para que pudéssemos começar ações como mutirões e ações de formação. As pessoas foram aderindo e isso só fez crescer a comunicação, não só a parte técnica como também a preocupação de uma comunicação mais inclusiva, solidária e verdadeira que é aquela comunicação que se espera da Igreja.” Complementou também sobre a importância do envolvimento dos párocos, pastorais e movimentos para um bom desempenho desta pastoral “A PASCOM na Diocese de Guarapuava cresceu muito nos últimos cinco anos, devido ao fato de os párocos entenderem a importância da pastoral e, também, vários movimentos e pastorais entenderam que a PASCOM pode ajudar a alavancar ainda mais o trabalho das outras pastorais.”
O encerramento do evento deu-se no domingo, dia 06, no período da manhã, com o “workshop de Oratória – Como evangelizar melhor através da oratória” com o assessor Guilherme Nunes.

Notícias Relacionadas

Pastoral Carcerária reúne-se para momento de escuta sinodal e espiritualidade.

4 de março

Pastoral Carcerária reúne-se para momento de escuta sinodal e espiritualidade.

Estive preso e vieste me visitar” (Mt 25, 36). É com esse lema em...

Comunidade Menino Jesus realizou com êxito o  Encontro para as Mães

22 de maio

Comunidade Menino Jesus realizou com êxito o Encontro para as Mães

No dia sete de maio de dois e vinte e dois,  na Comunidade Menino...

Paróquia Santa Terezinha retoma a transmissão da Santa Missa pelas mídias sociais neste sábado

27 de novembro

Paróquia Santa Terezinha retoma a transmissão da Santa Missa pelas mídias sociais neste sábado

A Paróquia Santa Terezinha do Menino Jesus comunica a todos que retoma a transmissão...