Notícias

Diocese de Guarapuava prepara-se para o Sínodo 2023

16 de outubro

Diocese de Guarapuava prepara-se para o Sínodo 2023

“Um à escuta dos outros; e todos à escuta do Espírito Santo.”

“Todos os batizados são chamados a tomar parte na vida e na missão da Igreja.”…

O 16º Caminho Sinodal foi inaugurado pelo Papa Francisco nos dias 9 e 10 de outubro de 2021, na Basílica de São Pedro,  em Roma.

Sínodo é uma palavra antiga e venerável na Tradição da Igreja, cujo significado se inspira nos temas mais profundos da Revelação […] Indica o caminho que o povo de Deus percorre. Da mesma forma, refere-se ao Senhor Jesus, que se apresenta como ‘o caminho, a verdade e a vida’ (Jo 14,6), e ao fato de que os cristãos, seus seguidores, foram originalmente chamados de “seguidores do Caminho”

Ao escolher os verbos ‘encontrar, escutar e discernir’ em sua homilia, o Papa Francisco deu início ao processo sinodal.

Previsto no Decreto do Concílio Vaticano II Christus Dominus, que trata sobre o Múnus Pastoral dos Bispos, o Sínodo dos Bispos criado pelo Papa Paulo VI, tem por finalidade ouvir a contribuição da Igreja, de todas as partes do mundo, e os seus pareceres para colaborar com o Papa na sua função primacial.

O itinerário para as celebrações nos próximos dois anos consta de três etapas: diocesana, continental, universal. A fase de escuta diocesana vai até abril de 2022 e será seguida por uma fase continental de setembro de 2022 a março de 2023. A última “fase da Igreja universal” culminará na tradicional assembleia do Sínodo dos Bispos no Vaticano, em outubro de 2023.

Sob o tema central ‘Por uma igreja sinodal, comunhão, participação e missão’, o processo requer o envolvimento das comunidades, paróquias, pastorais, movimentos, serviços, associações e vida consagrada presente nas dioceses.

Diocese de Guarapuava iniciará  o seu caminho neste domingo na Santa Missa,  às 19h na Catedral Nossa Senhora de Belém, sob a presidência do Bispo Diocesano Dom Amilton da Silva – CP.

O objetivo da primeira fase é a consulta do povo de Deus para que o processo sinodal se realize na escuta da totalidade dos batizados.

Para efetivar a consulta, cada bispo nomeará uma equipe diocesana que possa atuar como ponto de referência e de ligação com a conferência episcopal e que acompanhe a consulta na Igreja Particular em todas as suas fases.

As equipes têm a missão de animar o processo de consulta em suas realidades, promover o envolvimento de todas as forças vivas da diocese, promover experiências formativas sobre o tema do sínodo.

“Não é necessário criar outra Igreja, mas sim criar uma Igreja diferente”, declarou o Papa Francisco.

 

 

 

Elisabete Mogalski – PASCOM Paroquial

 

 

 

Notícias Relacionadas

Êxito  da Festa de Santa Terezinha é fruto de muita doação, oração e trabalho

9 de outubro

Êxito da Festa de Santa Terezinha é fruto de muita doação, oração e trabalho

 “Compreendi que meu amor não se devia  traduzir somente por palavras.” Santa Terezinha do...

Novena das Rosas

27 de fevereiro

Novena das Rosas

Santa Terezinha foi uma menina simples, de coração puro, que amava o Menino Jesus...

Novena de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro reinicia nesta quarta-feira

6 de outubro

Novena de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro reinicia nesta quarta-feira

A Paróquia Santa Terezinha retoma a Novena de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro nas...