Matriz e Comunidades

Nossa Paróquia

A história da Paróquia Santa Terezinha, em Guarapuava, inicia-se com a construção de uma pequena capela, medindo 8×12 m, no ano de 1945, dedicada à Padroeira das Missões – Santa Terezinha do Menino Jesus.

A pequena Capela cresceu como comunidade. Não suportava o grande e crescente número de devotos que, de todos os pontos da cidade, frequentavam as celebrações naquele local. Houve, portanto, a necessidade de se construir uma nova igreja. A ideia foi acolhida por todos tão logo foi exposta. Com isso, transformá-la em Paróquia era uma necessidade.

No ano de 1955, dez anos depois, o Padre Guilherme Maria Heyer, da Congregação da Sociedade do Verbo Divino (SVD), a pedido do Padre Paulo Tschorn, pertencente à mesma congregação SVD, e que trabalhava como pároco da Catedral Nossa Senhora de Belém à época, começou a tomar as primeiras providências para a construção da matriz da Paróquia Santa Terezinha em Guarapuava, tornando-se, então, o seu primeiro pároco.

Desta forma, quinze anos depois da fundação da Capela, a Paróquia Santa Terezinha do Menino Jesus era criada no início do ano de 1960, mais precisamente, no dia 25 de janeiro.

Quatro anos mais tarde, no dia 05 de abril de 1964, os Sacerdotes de Guarapuava, juntamente com centenas de pessoas da comunidade, selavam um compromisso de se construir a nova Matriz. Um projeto considerado ousado para a época foi pensado em conjunto com toda a comunidade. Por meio de diversos apoios conquistados, foi possível lançar a pedra fundamental que marcava o início da construção da igreja.

O sonho de muitos se concretizou oito anos depois. No dia 21 de outubro de 1972, seis anos depois da fundação da Diocese de Guarapuava, a nova igreja da Paróquia Santa Terezinha era inaugurada.

Relatos da época dão conta da grande alegria celebrada no dia da inauguração. O celebrante daquele momento considerado um dos mais importantes para a comunidade, foi Dom Frederico Helmel, primeiro Bispo da Diocese de Guarapuava.

A festa de 25 anos de inauguração da Igreja Matriz de Santa Terezinha foi celebrada em 19 de outubro de 1997. Em todos esses anos, muitos acontecimentos importantes marcaram a sua história. Ordenações, retiros, passagem de padres e religiosas, missões, festas e promoções para angariar fundos, recebimento das relíquias de Santa Terezinha, além de muitas reformas e construções em toda a matriz e comunidades a ela pertencentes, deram o tom dos trabalhos desenvolvidos.

Mais um espaço de oração, a Gruta de Santa Terezinha, foi inaugurada no dia 12 de julho de 2009. Também aconteceu, neste mesmo ano, em 08 de novembro, a inauguração do monumento em honra a Santo Arnaldo Janssen, fundador da Congregação dos Missionários do Verbo Divino, este localizado na rotatória da Avenida Moacyr Júlio Silvestre com a Avenida Cascavel. Foram considerados momentos transformadores e de revitalização para a Comunidade. O carisma de Santo Arnaldo Janssen, de acordo com os paroquianos, é fator primordial e age como espírito motivador em toda a comunidade.

No ano de 2010, a Paróquia Santa Terezinha comemorou seu jubileu de ouro (1960-2010). O ano jubilar foi vivido com muita alegria e entusiasmo, foi um ano marcante para todos que fazem parte da história desta paróquia.

A Paróquia Santa Terezinha está situada na Rua Tiradentes, 2007, Bairro Batel, em Guarapuava e possui cinco Comunidades, sendo que uma delas ainda está em formação. Todas estas Comunidades ficam em seu entorno, no perímetro urbano do município. Os bairros atendidos pela Paróquia são: Batel – Comunidade Sagrado Coração de Jesus; São Vicente – Comunidade Verbo Divino; Jardim Pinheirinho – Comunidade Menino Jesus; Jardim das Américas – Comunidade São Francisco de Assis e Bairro dos Estados – Comunidade Santa Margarida Maria Alacoque (Comunidade em formação).

Mais de meio século depois de sua fundação, a Paróquia Santa Terezinha continua com seus ideais de servir bem definidos. O trabalho de evangelização se mostra intenso, seguindo os propósitos dos Padres Missionários da Congregação do Verbo Divino, que estão presentes em Guarapuava há muitas décadas desenvolvendo sempre excelentes trabalhos de formação e de aconselhamento.

Cada Sacerdote, cada Religiosa, com suas vivências e costumes, conseguiram incutir na comunidade exemplos de convivência e de respeito às diferenças, sempre primando pelos trabalhos missionários e de partilha.

Com atividades constantes voltadas para crianças, jovens e adultos, a Paróquia se posiciona como entidade de vital importância para uma vasta região em seu entorno.

Horário das Missas

Sexta-Feira

19H

Comunidades

Oração de Santo Arnaldo Janssen

Deus verdade Eterna:

Deus nossa força e Salvação:

Esperamos em Vós.

Deus bondade infinita:

Nós Vos amamos de todo coração.

Enviaste o Verbo Como Salvador do mundo.

Que nele sejamos todos um.

Infundi-nos o Espírito do Filho.

Afim de glorificarmos o Vosso nome,

Amém.

Viva Deus uno e trino em nossos corações e nos corações de todas as pessoas.