A Paróquia Santa Terezinha de Guarapuava recebe, comovida, a notícia de que seu Pároco, Padre Nivaldo da Silva será transferido para Curitiba, para trabalhar em sua nova missão.
No dia 23/01/2022, às 10 horas o Padre rezará a Santa Missa em ação de graças pelos 9 anos que esteve junto a essa Comunidade.
A missão do sacerdote é estar pronto para ir onde o Senhor chamar, onde se encontram as necessidades da Congregação, da Igreja e do povo de Deus.
Deixar a família de sangue para unir-se a Família da Congregação do Verbo Divino foi o seu chamado, a sua vocação.
Durante nove anos os paroquianos tiveram a graça de ter a presença tão rica e preciosa deste sacerdote e amigo, nas reuniões, nas missas, nas pastorais, nos movimentos, na visitas às famílias, nos encontros de oração, formação e nos sacramentos.
Foi um tempo de doação, partilha e aprendizado.
Como pároco buscou incansavelmente dinamizar as pastorais e movimentos, dando o melhor de si.
Esteve sempre preocupado frente às mudanças exigidas na estrutura física da igreja, atento às necessidades de todos os paroquianos, realizou grandes mudanças e reformas.
Na Pastoral da Sobriedade, preocupou-se e cuidou de modo especial dos dependentes químicos, dando apoio à Comunidade Bethânia.
Deu incentivo também, para a criação da Pastoral Carcerária, que hoje já existe com a presença atuante de membros da comunidade.
Idealizou e promoveu o Natal da Partilha.
Foram nove natais de momentos marcantes para muitas famílias empobrecidas, fazendo reviver o espírito de partilha, união, alegria e solidariedade que é a marca dos cristãos, assim como era nas primeiras comunidades cristãs.
A participação nas inúmeras reuniões com o COPAE e CPP para a preparação das novenas e quermesses comemorativas dos padroeiros das comunidades e da paróquia, que além de serem momentos de congraçamento, estreitaram e reforçaram os laços entre as várias comunidades e todos os membros da paróquia.
Todas essas ações ficarão gravadas eternamente nos nossos corações e na memória das Comunidades Sagrado Coração de Jesus, Verbo Divino, Menino Jesus, São Francisco de Assis e Santa Margarida Maria Alacoque e da Matriz.
Neste tempo que esteve presente foi testemunho vivo da Palavra do Evangelho.
E como sempre buscou entender melhor o ser humano e suas ações, tornou-se psicólogo. Com uma voz potente, e seu carisma especial de cantar, mesmo passando por inúmeras cirurgias, nunca calou a sua voz diante das injustiças da vida, defendendo sempre os excluídos e marginalizados de nossa sociedade.
Não julgar e condenar foram suas palavras chaves. Acolher e amar a sua ação.
De uma forma bem especial, nas suas homilias nos despertou dando-nos coragem para a difícil missão, mas não impossível, de sermos cristãos autênticos, nos dias atuais, exortando-nos a conhecer, praticar e preservar os rituais e mandamentos da Igreja, bem como a Palavra de Deus na nossa vida cotidiana, no trabalho e na família.
Buscou aproximar-nos mais de Deus, na Sagrada Eucaristia e na pregação da Palavra, como verdadeira catequese para os dias de hoje.
Ensinou-nos a participar de cada missa como se fosse a primeira e última nas palavras “ Que o corpo e sangue de Cristo nos fortaleça hoje, pois o amanhã a Deus pertence”.
Fazendo-nos cientes que o viver é o hoje, o agora.
Fortaleceu-nos a fé, com sua missão como sacerdote, não fazendo distinção entre as pessoas mas tratando a todos de forma igualitária.
Mesmo se usássemos todas as palavras, ainda seria pouco para expressar a enorme gratidão que temos pela sua vocação sacerdotal missionária vivida e compartilhada em nossa Diocese.
Que o Deus Uno e Trino abençoe todos os seus esforços e que o Espírito Santo lhe dê o poder e a força, para trabalhar na missão de Evangelizar.
Não diremos adeus, mas até breve!
Obrigado Padre Nivaldo !
Que Santa Terezinha do Menino Jesus, Padroeira dos Missionários, continue o acompanhando, abençoando, dando-lhe sempre entusiasmo e dando êxito à sua missão!
Elisabete Mogalski/ PASCOM
fotos/Bini/PASCOM