Notícias

55º Dia Mundial Das Comunicações Sociais acontece neste domingo 16 de maio

14 de maio

55º Dia Mundial Das Comunicações Sociais acontece neste domingo 16 de maio

Este é o tema para a celebração do 55º Dia Mundial das Comunicações Sociais, escolhido pelo Papa Francisco, “Vem e verás” do Evangelho de João » (Jo 1, 46), o tema tem como subtítulo “Comunicar encontrando as pessoas onde estão e como são. Esse dia foi estabelecido pelo Concílio Vaticano II através do decreto “Inter Mirifica” em 1963 e assinala-se no domingo antes do Pentecostes. Este ano será dia 16 de maio.

O Pontífice recorda que “Vem e Verás” foi a forma como a fé cristã se comunicou, começando pelos primeiros encontros nas margens do rio Jordão e do lago da Galileia. O intenso fascínio de Jesus sobre quem O encontrava dependia da verdade da sua pregação, mas a eficácia daquilo que dizia era inseparável do seu olhar, das suas atitudes e até dos seus silêncios.

A boa nova do Evangelho difundiu-se pelo mundo graças a encontros de pessoa a pessoa, de coração a coração. A palavra só é eficaz, se se «vê», se te envolve numa experiência, num diálogo, diz Francisco.

O Evangelho acontece novamente hoje, sempre que recebemos o testemunho claro de pessoas cujas vidas foram mudadas pelo seu encontro com Jesus.

Na comunicação, prossegue o Papa, nada  pode substituir completamente o ver com os próprios olhos. O “vem e verás” é o método mais simples de conhecer uma realidade. E para  conhecer é necessário encontrar, permitir que quem está à minha frente fale comigo, deixar que o seu testemunho chegue até mim.

Vir e ver pressupõe dois movimentos. O primeiro deles é sair do comodismo do “já sabido” e mover-se, ir ver, estar com as pessoas, ouví –las e sair à rua, “gastar a sola dos sapatos”, encontrar pessoas para procurar histórias ou verificar informações. “Se não nos abrirmos ao encontro, permanecemos espectadores externos, apesar das inovações tecnológicas.”

Dessa forma cada instrumento de comunicação só é útil e precioso, adverte o Papa, se nos impelir a ir e ver coisas que, de outra forma, não saberíamos, se colocar em rede de conhecimentos que, do contrário, não circulariam, se permitir encontros que de outra forma não teriam lugar.

Outro alerta do Papa diz respeito à informação produzida nas redes sociais. Se por um lado pode haver mais velocidade no fluxo da informação, por outro há o risco da sua manipulação. Um risco que chama a todos a uma responsabilidade “pela comunicação que fazemos, pelas informações que damos, pelo controle que podemos exercer sobre as notícias falsas, desmascarando-as”.

O desafio que nos espera ainda hoje, é o de comunicar, encontrando as pessoas onde estão e como são, nos inspirando sempre  Naquele que foi o Mestre da Comunicação: Jesus Cristo.

O Papa Francisco conclui a sua mensagem para o Dia Mundial das Comunicações Sociais neste ano de 2021 com uma oração:

Senhor, ensinai-nos a sair de nós mesmos, e partir à procura da verdade.

Ensinai-nos a ir e ver, ensinai-nos a ouvir, a não cultivar preconceitos, a não tirar conclusões precipitadas.

Ensinai-nos a ir aonde não vai ninguém, a reservar tempo para compreender, a prestar atenção ao essencial, a não nos distrairmos com o supérfluo, a distinguir entre a aparência enganadora e a verdade.

Concedei-nos a graça de reconhecer as vossas moradas no mundo e a honestidade de contar o que vimos.

Laudetur Iesus Christus

Elisabete Mogalski – PASCOM Paroquial

 

Notícias Relacionadas

Devido ao agravamento da pandemia não haverá transmissão da Santa Missa aos domingos às 10h

13 de março

Devido ao agravamento da pandemia não haverá transmissão da Santa Missa aos domingos às 10h

A Paróquia Santa Terezinha comunica que, de acordo com o Decreto Municipal, não haverá...

Comunidade Sagrado Coração de Jesus convida para o Seminário de Vida no Espírito Santo

28 de julho

Comunidade Sagrado Coração de Jesus convida para o Seminário de Vida no Espírito Santo

A Comunidade Sagrado Coração de Jesus convida a todos para conhecer e aprofundar-se no...