Notícias

«De geração em geração, a sua misericórdia» (cf. Lc 1, 50): Tema do III Dia Mundial dos Avós e dos Idosos.

23 de julho

«De geração em geração, a sua misericórdia» (cf. Lc 1, 50): Tema do III Dia Mundial dos Avós e dos Idosos.

Fragmentos da mensagem do Papa Francisco por ocasião do III Dia Mundial dos Avós e dos Idosos transmitida à Paróquia Santa Terezinha,  pelo Padre Ajay Kullu, SVD.

«De geração em geração, a sua misericórdia» (cf. Lc 1, 50): assim reza o tema do III Dia Mundial dos Avós e dos Idosos. (…)

 (…) A visita de Maria a Isabel e a consciência de que a misericórdia do Senhor se transmite duma geração à outra mostram que não podemos avançar – nem salvar-nos – sozinhos, e que a intervenção de Deus se manifesta sempre no conjunto, na história dum povo.

É precisamente Maria quem no-lo diz no Magnificat, alegrando-Se em Deus, que, fiel à promessa feita a Abraão (cf. 1, 51-55), realizou maravilhas novas e surpreendentes.

(…)

No encontro entre Maria e Isabel, entre jovens e idosos, Deus dá-nos o seu futuro.

Na realidade, o caminho de Maria e o acolhimento de Isabel abrem as portas à manifestação da salvação: através do seu abraço, a misericórdia irrompe, com alegre mansidão, na história humana.

Por isso, quero convidar cada um a pensar naquele encontro; mais ainda, a fechar os olhos e imaginar, como numa foto instantânea, aquele abraço entre a jovem Mãe de Deus e a mãe idosa de São João Batista; representá-lo na mente e visualizá-lo no coração, para o fixar na alma como um luminoso ícone interior.

E convido depois a passar da imaginação à vida concreta, fazendo algo para abraçar os avós e os idosos.

Não os deixemos sozinhos; é preciosa a sua presença nas famílias e nas comunidades: dá-nos a noção de partilhar a mesma herança e de fazer parte dum povo em que se preservam as raízes.

Sim! São os idosos que nos transmitem a pertença ao santo Povo de Deus. A Igreja e de igual modo a sociedade precisam deles. É que os idosos entregam ao presente um passado necessário para construir o futuro.

Honremo-los, não nos privemos da sua companhia nem os privemos da nossa. Não permitamos que sejam descartados.

(…)

O Dia Mundial dos Avós e dos Idosos pretende ser um pequeno e delicado sinal de esperança para eles e para a Igreja inteira. Por isso renovo o meu convite a todos – dioceses, paróquias, associações, comunidades – para o celebrarem, colocando no centro a alegria transbordante dum renovado encontro entre jovens e idosos.

(…)

Queridos avós, queridos irmãos e irmãs idosos, chegue até vós a bênção do abraço entre Maria e Isabel, e encha de paz os vossos corações. Com afeto, vos abençoo. E vós, por favor, rezai por mim.

A mensagem pode ser lida na íntegra em: https://www.vatican.va/content/francesco/pt/messages/nonni/documents/20230531-messaggio-nonni-anziani.html

Benção do Pároco Pe. Ajay Kullu, SVD, a todos os avós da comunidade, presentes na missa de domingo, às 10horas, dia 23/07/2023

 

Elisabete M. /PASCOM PAROQUIAL

Notícias Relacionadas

Programação da Semana Santa da Paróquia Santa Terezinha será transmitida pelas mídias sociais

9 de abril

Programação da Semana Santa da Paróquia Santa Terezinha será transmitida pelas mídias sociais

A programação da Semana Santa da paróquia Santa Terezinha, ainda em consonância com as...

A Semana Santa tem seu início, na Paróquia Santa Terezinha, com a procissão e benção dos ramos

11 de abril

A Semana Santa tem seu início, na Paróquia Santa Terezinha, com a procissão e benção dos ramos

No domingo, dia 10/04/2022, às 9horas, na Rotatória de Santo Arnaldo Jansen, na Av....

PASCOM paroquial realiza Curso de Técnicas Fotográficas

26 de fevereiro

PASCOM paroquial realiza Curso de Técnicas Fotográficas

No dia 21 de fevereiro de 2019, realizou-se o Curso de Técnicas Fotográficas, promovido...