A ordenação diaconal de Matheus Kurta, ocorrida no último sábado, 11 de fevereiro, na Catedral Nossa Senhora de Belém, foi presidida pelo Bispo Dom Amilton da Silva e concelebrada por Dom Wagner, bispo emérito, demais padres e diáconos da Diocese de Guarapuava e também de outras dioceses que acolheram com alegria o novo diácono.
A frase bíblica escolhida por Matheus foi: “O meu alimento é fazer a vontade Daquele que me enviou”Jo4,34.
O novo diácono recebeu também a nomeação de vice-reitor do Seminário Nossa Senhora de Belém, etapa do Seminário Menor e Propedêutico.
O diaconato é o primeiro grau de Sacramento da Igreja Católica.
O Ministério Diaconal é consequência de um caminho vocacional trilhado e nasce da vontade livre, consciente e disponível do candidato que manifesta, publicamente, seu compromisso de servir e anunciar a Palavra de Deus.
Desde a Tradição Apostólica, o diácono é aquele que ajuda a comunidade a traduzir a liturgia celebrada para a vida cotidiana, ocupando-se, sobretudo, com a necessidade dos mais pobres. Seu ofício se fundamenta a partir do exercício da caridade, no qual ele se esforça para compreender a Palavra e a Liturgia a partir do ministério do serviço.
Toda vocação é um ato de amor que nasce na simplicidade de um desejo, de uma admiração ou de uma inquietação.
Nesse ano a igreja celebra o Ano Vocacional, continuemos rezando pelas vocações sacerdotais, religiosas e missionárias para que do seio das famílias cristãs brotem novas vocações e que nossos jovens ao ouvir o chamado de Nosso Senhor possam, com coragem e firmeza dizer o seu SIM.
Obrigada Diácono Matheus, por responder com amor e despojamento ao chamado que recebeste para servir a Igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo.
PASCOM Paroquial Sta. Terezinha/ Elisabete M.