Notícias

Campanha da Fraternidade tem início nesta quarta-feira, dia 02/03, com o tema Fraternidade e Educação.

2 de março

Campanha da Fraternidade tem início nesta quarta-feira, dia 02/03, com o tema Fraternidade e Educação.

Começa,  nesta Quarta-Feira de Cinzas, a Campanha da Fraternidade 2022,  com o tema “Fraternidade e Educação” e o lema “Fala com sabedoria, ensina com amor” (Pr 31,26)

 Neste ano, o objetivo principal da campanha é “Promover diálogos a partir da realidade educativa do Brasil, à luz da fé cristã, propondo caminhos em favor do humanismo integral e solidário”.

Esta é a terceira vez que a CNBB trata sobre a educação na Campanha da Fraternidade.

Ao vivermos os quarenta dias de quaresma , em que a conversão se faz meta primeira, recebemos o convite para buscar os motivos de nossas escolhas em todas as ações e especialmente  naquelas que dizem respeito  ao mundo da educação.

Como afirma a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) no Texto-base da Campanha, “educar é um ato eminentemente humano. Somos renovados quando aprendemos mais a respeito da vida e seu sentido, quando nos ensinam novos conhecimentos e quando percebemos que em nós existe a profunda sede de aprender e ensinar”. Na mesma medida, educar é também uma ação divina: “A Bíblia nos mostra a história de um Deus que educa seu povo, caminhando com ele, compreendendo suas fragilidades, respeitando suas etapas e alertando diante dos erros”.

O  texto-base nos  apresenta três etapas. A primeira delas é “Escutar” a realidade da educação no Brasil que nos fala em recuperar a percepção dos sinais dos tempos”.

O segundo passo é o “Discernir”, a partir do Evangelho: “o discernimento se pratica com outra escuta, dessa vez, da Palavra de Deus, como passo fundamental para julgar evangelicamente os desafios do tempo presente e apontar as proposições para o novo”.

Por fim, é apresentado o “Agir”: “O exercício da escuta conduz à necessária tomada de posição da parte de quem escutou (…). ‘Vai, e de  agora em diante, não peques mais’ (Jo 8,11)

O testemunho de uma Igreja missionária é o princípio que qualifica o anúncio do Evangelho e a torna capaz de propor aos homens e mulheres de boa vontade um novo aprendizado: educar é um ato de esperança no ser humano. É contribuir para que cada pessoa, cada discípulo missionário de Jesus Cristo ofereça o melhor de si a Deus, ao próximo, à Igreja e à sociedade. Educar com sabedoria e amor é estimular o cuidado pela vida, desde a concepção, passando pelo fim natural, até a eternidade. Convictos do poder transformador da educação pedimos:” Senhor, ajudai-nos a criar um mundo novo!” (Texto Base CF 2022, nº 222)

A Campanha terá  a Coleta da Solidariedade, realizada no Domingo de Ramos, 10 de abril de 2022, sendo  um gesto concreto da quaresma.

Que a CF-2022 desperte em nossas comunidades o  autêntico espírito educativo integral a serviço do Evangelho, pois, ainda hoje, com Cristo, o coração dos cristãos se compadece ao ver numerosa multidão que vive como ovelhas sem pastor. É o coração compadecido com a realidade, a partir da qual Jesus ensina muitas coisas (Mc 6,34).

Educar é um ato de amor e esperança no ser humano que exige compromisso de todos.

Uma boa e santa Quaresma a todos !

 

Elisabete Mogalski/PASCOM

Notícias Relacionadas

Santa Margarida Maria Alacoque, uma das comunidades da Matriz Santa Terezinha, completa 21 anos.

26 de fevereiro

Santa Margarida Maria Alacoque, uma das comunidades da Matriz Santa Terezinha, completa 21 anos.

A pequena Comunidade de Santa Margarida Maria Alacoque, a santa precursora da devoção ao...

Novo decreto municipal provoca mudanças no horário das celebrações

19 de maio

Novo decreto municipal provoca mudanças no horário das celebrações

De acordo com o decreto municipal vigente, os horários para as celebrações da Santa...

Matriz Santa Terezinha realiza o Sacramento da Crisma para adultos

21 de junho

Matriz Santa Terezinha realiza o Sacramento da Crisma para adultos

No dia 21 de junho, aconteceu mais uma celebração com o Sacramento da Crisma...