No último domingo do mês de maio, junto à Solenidade da Ascensão do Senhor, celebramos também o 56º Dia Mundial das Comunicações Sociais, cujo tema proposto pelo Papa Francisco é “Escutar com o ouvido do coração”.
A missa presidida pelo Padre Ajay Kullu (SVD), aconteceu às 10h na Paróquia Santa Terezinha. Foram apresentados, pelos agentes da PASCOM (Pastoral da Comunicação), vários meios que hoje temos disponíveis para nos comunicarmos por palavras, gestos, sons e imagens.
A Pastoral do Surdo também esteve presente. Na Pastoral dos Surdos se revive e atualiza o milagre do “effata”. Cada dia mais se abrem novos corações que escutam e aderem o Cristo, levando-o pelos sinais evangelizadores das mãos.
Na sua mensagem o Papa enfatiza: “Ser ouvido é um desejo que interpela toda a pessoa chamada a ser educadora, formadora, ou que desempenhe de algum modo o papel de comunicador; os pais e os professores, os pastores e os agentes pastorais, os operadores da informação e quantos prestam um serviço social ou político”.
Escutar é muito importante para nossa ação na Igreja, afirma o papa. “Na ação pastoral, a obra mais importante é o apostolado do ouvido. Devemos escutar, antes de falar, como exorta o Apóstolo Tiago: cada um seja pronto para ouvir, lento para falar. (Tg 1,19).
Oferecer gratuitamente um pouco do próprio tempo para escutar as pessoas é o primeiro gesto de caridade”. Precisamos aprender e aprofundar a prática deste dom.
A Mensagem do Dia Mundial das Comunicações Sociais, unida a mensagem da Ascensão do Senhor nos aponta para o caminho da vivência fraterna e nos chama para a missão deixada por Jesus de sermos suas testemunhas e comunicadores da verdade que leva ao encontro da graça oferecida por Ele.
Elisabete M. /PASCOM
FOTOS/BINI/PASCOM