A Semana Nacional da Família, este ano, trouxe novamente o tema “A família, como vai?” que celebra o jubileu de prata – 25 anos – da Campanha da Fraternidade de 1994. Este evento programado para acontecer entre os dias 11 e 17 de agosto, na Paróquia Santa Terezinha, foi necessário acrescentar-se alguns dias.
A necessidade de a família viver profundamente a experiência do Evangelho que a leva a superar os obstáculos encontrados pelo caminho, é o propósito da Semana Nacional da Família. Os encontros proporcionados às famílias fazem com que compreendam o seu papel evangelizador na Igreja e na sociedade.
Em Guarapuava, a Semana Nacional da Família teve início no dia 10 de agosto, com uma missa na paróquia Dom Bosco, com a presença do padre Paulo e representantes de todas as paróquias do decanato.
O encontro com as famílias, na Paróquia Santa Terezinha, foi um pouco diferente dos outros anos. Pensou-se em fazer um trabalho mais calmo, com mais conteúdo e acolhimento às pessoas. Foram três dias em cada comunidade e matriz, começou com uma missa (em que o padre liberou a homilia) e outros dois dias consecutivos. Então foram três dias em cada comunidade, conforme a relação a seguir:
18/08,19/08 e 20/08 na Comunidade Menino Jesus e Comunidade São Francisco às 20 horas;
14/08,15/08 e 16/08 na matriz às 19 horas e Comunidade Sagrado Coração de Jesus às 19h30;
17/08,19/08 e 20/08 na Comunidade Verbo Divino.
Os assuntos abordados foram amor de PAI, DEUS, amor de MÃE, MARIA, amor de FILHO, JESUS. Cada palestra teve a duração de 40min e, nas homilias,10 a 15 min.
Segundo Weliton Davi da Silveira, coordenador da Pastoral Familiar, “A intensão desses encontros é fortalecer o amor entre as famílias e conhecer o verdadeiro amor que Deus, Maria e Jesus têm por cada pai, mãe e filhos.”
No dia 16 de agosto, houve a festa das famílias, com o show do padre Paulo e Carlos Magrão. E, no dia 17 de agosto, aconteceu o encerramento do evento, com a missa de renovação do sacramento do matrimônio, na Igreja Santos Anjos.