O atendimento presencial da Pastoral da Criança encerrou-se, devido às normas de isolamento social, em março deste ano. Entretanto, suas atividades, mesmo que restritas, continuaram por meio do app. (Aplicativo visita familiar) e, também, dos cursos online com as lideranças familiares, famílias e crianças. Esses acompanhamentos são via celular e dão suporte para alimentar os dados para a Pastoral no âmbito nacional.
Na medida do possível, conforme as necessidades emergenciais, as líderes assistem as famílias; como aconteceu neste período, em que uma mãe perdeu o marido em um atropelamento na Br e foi assistida. Foi auxiliada com alimentos e roupas, pois está à espera de mais um bebê para logo, relatou a Coordenadora Suely Terezinha Pereira Ceccon.
Por ocasião da Páscoa, as crianças ganharam um carinho especial com ovos e bombons. A pastoral também recebeu, para doações, blusas de lã, as quais serão distribuídas, neste inverno aos pequenos.
A coordenadora relatou ainda que recebe e repassa informações, por meio de encontros online com a coordenadora diocesana e também com a coordenação estadual.
“Nesse período, estão sendo ministradas capacitações online com as lideranças das comunidades, sobre temas próprios da pastoral, com atualidades: coronavírus, guia do líder, brinquedos e brincadeiras, alimentação e outros. Os vídeos são esclarecedores e importantes ao conhecimento das líderes. São, portanto, ferramentas possíveis para o acompanhamento das gestantes e das crianças, com conteúdos necessários. Graças a Deus, a tecnologia nos favorece no enfrentamento desse período difícil.” Afirmou Suely.