No dia 16 de maio de 2021 foi celebrada, na Paróquia de Santa Terezinha, a missa em comemoração do 55º Dia Mundial das Comunicações Sociais, pelo Pároco Padre Nivaldo da Silva (SVD), com a participação dos membros da Pastoral da Comunicação (PASCOM), esse ano com o tema “Vinde e verás” (Jo 1,46) – Comunicar encontrando as pessoas onde estão e como são”.
O Pároco enfatizou a importância da PASCOM como uma pastoral que permeia todas as outras pastorais da igreja e principalmente nesse momento em que vivemos uma realidade desafiadora pela PANDEMIA onde acarretou uma exigência de reinventar um jeito de continuar as celebrações com a presença limitada dos fiéis, a solução foi adaptar ao momento o uso dos meios de comunicação, as mídias sociais, para chegar às famílias em isolamento social e continuar com o trabalho missionário de evangelizar, numa igreja em saída.
Padre Nivaldo destacou também o uso da máscara como um gesto de comunicação, de (auto) cuidado e empatia para com o próximo. Viver em sociedade exige renúncias. Em tempos de pandemia, mais do que nunca, tais renúncias se fazem necessárias.
Não utilizar máscaras, frente à situação atual, mais do que um descuido consigo é um não cuidado para com o próximo, o que deixa de ser um problema individual e passa a ser um problema coletivo. Colocar-se no lugar do outro, especialmente no dos idosos e de pessoas do grupo de risco se torna fundamental no combate ao vírus.
A cada ano, o dia Mundial das Comunicações Sociais nos permite uma nova leitura do passado e do presente da vida na igreja.
Vivemos um tempo em que todos somos agentes de comunicação, responsáveis pela produção de enorme diversidade de conteúdos e responsáveis pela forma como consumimos a comunicação que todos os dias nos entra pela vida adentro.
Na vida de todo cristão há luzes e sombras e esse caminho só é possível com a pessoa de Jesus no centro, uma aventura que nos pede aquele “Vinde e verás”, que nos fala de encontros, que nos exige uma sempre renovada capacidade de comunicar. Este é o desafio que nos motiva, nos reencontra, nos justifica enquanto comunicadores ao serviço da Igreja.
Elisabete Mogalski – PASCOM Paroquial