Notícias

PASCOM Santa Terezinha participa do VI MUTICOM Diocesano de Guarapuava

6 de outubro

PASCOM Santa Terezinha participa do VI MUTICOM Diocesano de Guarapuava

Com o tema “Comunicação e Igreja no mundo em mudança”, ocorreu de 04 a 06 de outubro de 2019, na casa de Formação de Líderes Nossa Senhora de Guadalupe, o VI MUTICOM Diocesano de Guarapuava.
O encontro, assessorado pelo padre João Carlos de Almeida, conhecido como Pe. Joãozinho, SCJ, teve em sua abertura, no dia 04, a palestra Comunicação e Igreja no mundo em mudança. No sábado, dia 05, os trabalhos continuaram com as palestras A Igreja e a mídia/Igreja e mídias digitais, pela manhã e Educar para a Comunicação, à tarde. O conteúdo das palestras foi embasado no Documento da CNBB 99, Diretório de Comunicação da Igreja no Brasil.
Ainda no sábado, na sequência das palestras, aconteceram oficinas que colocaram em prática várias atividades para melhorar a comunicação da Igreja. Foram realizadas cinco oficinas: Criação de arte para redes sociais; Fotografia Religiosa e Espaço Litúrgico; Transmissões ao vivo; Produção de texto e conteúdo para redes sociais; Programa de rádio e Podcast.
Padre Joãozinho, em entrevista para a PASCOM Santa Terezinha, comentou sobre a importância da participação das lideranças da Igreja em formações como essa “O MUTICOM, além do grande conteúdo que ele trouxe, que está consolidado no Diretório de Comunicação no Brasil, não era conhecido por muitas pessoas, nem tinham, e nesse MUTICOM, além de ter uma guia de leitura, foi possível ler diversas partes e perceber a riqueza que tem ali dentro. Então, nós temos agora um texto base, essa é uma primeira partilha, mas também, este MUTICOM está se caracterizando pelo como fazer, não é só teoria, é prática, como tiro foto e como edito para colocar na rede social. Então, a junção da teoria com a prática tem mostrado uma maturidade na Pastoral da Comunicação, na Diocese de Guarapuava e nas Dioceses visitantes que chegaram até aqui.”
Para a Vice-coordenadora da Pastoral da Comunicação Diocesana, Adriane Padilha Bernardim, essa pastoral teve um grande desenvolvimento nos últimos anos “De um tempo para cá, tivemos um crescimento bastante interessante da PASCOM, o envolvimento das paróquias e o apoio do nosso bispo, Dom Wagner, para que pudéssemos começar ações como mutirões e ações de formação. As pessoas foram aderindo e isso só fez crescer a comunicação, não só a parte técnica como também a preocupação de uma comunicação mais inclusiva, solidária e verdadeira que é aquela comunicação que se espera da Igreja.” Complementou também sobre a importância do envolvimento dos párocos, pastorais e movimentos para um bom desempenho desta pastoral “A PASCOM na Diocese de Guarapuava cresceu muito nos últimos cinco anos, devido ao fato de os párocos entenderem a importância da pastoral e, também, vários movimentos e pastorais entenderam que a PASCOM pode ajudar a alavancar ainda mais o trabalho das outras pastorais.”
O encerramento do evento deu-se no domingo, dia 06, no período da manhã, com o “workshop de Oratória – Como evangelizar melhor através da oratória” com o assessor Guilherme Nunes.

Notícias Relacionadas


Notice: Undefined variable: cat_ID in /home3/paroquiastaterez/public_html/wp-content/themes/staterezinha2019/single.php on line 63
Novena das Rosas

27 de fevereiro

Novena das Rosas

Santa Terezinha foi uma menina simples, de coração puro, que amava o Menino Jesus...

Paróquias de Guarapuava reúnem-se na Matriz Santa Terezinha para, em comunhão, celebrar Corpus Christi

20 de junho

Paróquias de Guarapuava reúnem-se na Matriz Santa Terezinha para, em comunhão, celebrar Corpus Christi

A celebração de Corpus Christi, este ano, em Guarapuava, teve início com a Santa...

Comunidade Santa Margarida celebra Santa Missa nas casas

30 de abril

Comunidade Santa Margarida celebra Santa Missa nas casas

Como ainda não há um espaço físico na Comunidade Santa Margarida Maria Alacoque, a...