Começa, nesta Quarta-Feira de Cinzas, a Campanha da Fraternidade 2022, com o tema “Fraternidade e Educação” e o lema “Fala com sabedoria, ensina com amor” (Pr 31,26)
Neste ano, o objetivo principal da campanha é “Promover diálogos a partir da realidade educativa do Brasil, à luz da fé cristã, propondo caminhos em favor do humanismo integral e solidário”.
Esta é a terceira vez que a CNBB trata sobre a educação na Campanha da Fraternidade.
Ao vivermos os quarenta dias de quaresma , em que a conversão se faz meta primeira, recebemos o convite para buscar os motivos de nossas escolhas em todas as ações e especialmente naquelas que dizem respeito ao mundo da educação.
Como afirma a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) no Texto-base da Campanha, “educar é um ato eminentemente humano. Somos renovados quando aprendemos mais a respeito da vida e seu sentido, quando nos ensinam novos conhecimentos e quando percebemos que em nós existe a profunda sede de aprender e ensinar”. Na mesma medida, educar é também uma ação divina: “A Bíblia nos mostra a história de um Deus que educa seu povo, caminhando com ele, compreendendo suas fragilidades, respeitando suas etapas e alertando diante dos erros”.
O texto-base nos apresenta três etapas. A primeira delas é “Escutar” a realidade da educação no Brasil que nos fala em recuperar a percepção dos sinais dos tempos”.
O segundo passo é o “Discernir”, a partir do Evangelho: “o discernimento se pratica com outra escuta, dessa vez, da Palavra de Deus, como passo fundamental para julgar evangelicamente os desafios do tempo presente e apontar as proposições para o novo”.
Por fim, é apresentado o “Agir”: “O exercício da escuta conduz à necessária tomada de posição da parte de quem escutou (…). ‘Vai, e de agora em diante, não peques mais’ (Jo 8,11)
O testemunho de uma Igreja missionária é o princípio que qualifica o anúncio do Evangelho e a torna capaz de propor aos homens e mulheres de boa vontade um novo aprendizado: educar é um ato de esperança no ser humano. É contribuir para que cada pessoa, cada discípulo missionário de Jesus Cristo ofereça o melhor de si a Deus, ao próximo, à Igreja e à sociedade. Educar com sabedoria e amor é estimular o cuidado pela vida, desde a concepção, passando pelo fim natural, até a eternidade. Convictos do poder transformador da educação pedimos:” Senhor, ajudai-nos a criar um mundo novo!” (Texto Base CF 2022, nº 222)
A Campanha terá a Coleta da Solidariedade, realizada no Domingo de Ramos, 10 de abril de 2022, sendo um gesto concreto da quaresma.
Que a CF-2022 desperte em nossas comunidades o autêntico espírito educativo integral a serviço do Evangelho, pois, ainda hoje, com Cristo, o coração dos cristãos se compadece ao ver numerosa multidão que vive como ovelhas sem pastor. É o coração compadecido com a realidade, a partir da qual Jesus ensina muitas coisas (Mc 6,34).
Educar é um ato de amor e esperança no ser humano que exige compromisso de todos.
Uma boa e santa Quaresma a todos !
Elisabete Mogalski/PASCOM