No dia 11/04/2022, às 19h30, no Santuário Nossa Senhora Aparecida de Guarapuava, foi celebrada a Missa Sinodal, para a entrega dos relatórios dos Decanatos Centro e Pinhão.
A celebração contou com a presença de 23 paróquias destes decanatos, e a participação de 37 sacerdotes, dentre eles Padre Estanislau Talma (SVD) e Padre Ajay Kullu (SVD), o Bispo da Diocese Dom Amilton Manoel da Silva, CP., juntamente com os representantes da comissões paroquiais do sínodo dos dois decanatos.
Foi um momento histórico para a Diocese de Guarapuava. Reunidos para celebrar o encerramento da primeira fase diocesana, na alegria do encontro, na partilha da escuta e no desejo de crescer em sinodalidade, ou seja, de caminharmos juntos como povo de Deus.
O bispo acolheu as sínteses e entregou aos pés da Imagem de Nossa Senhora de Belém, consagrando a Ela todos os trabalhos e o processo Sinodal.
A Igreja fundada por Jesus Cristo sobre Pedro, e hoje conduzida pelo Papa Francisco, nos convoca para um novo tempo, para uma nova evangelização.
A sinodalidade é a disposição em se trilhar um caminho não individual ou personalista, mas um caminho que se faz de maneira comum e, não é algo novo, é próprio da Igreja. Em cada época, mantendo fidelidade ao Evangelho e à Tradição da Igreja, procura-se responder aos desafios e às questões do momento, buscando o que melhor responde às necessidades do povo de Deus.
Foi uma celebração muito rica, participativa, alegre e emocionante. Testemunhando o valor da nossa Igreja em sua diversidade de dons e ministérios.
Elisabete Mogalski / PASCOM
ORAÇÃO DO SÍNODO
Eis-nos aqui, diante de vós, Espírito Santo!
Eis-nos aqui, reunidos em vosso nome! Só a Vós temos por guia: vinde a nós, ficai conosco, e dignai-vos
habitar em nossos corações. Ensinai-nos o rumo a seguir e como caminhar juntos até à meta. Nós somos débeis e
pecadores: não permitais que sejamos causadores da desordem; que a ignorância não nos desvie do caminho, nem
as simpatias humanas ou o preconceito nos tornem parciais. Que sejamos um em Vós, caminhando juntos para a
vida eterna, sem jamais nos afastarmos da verdade e da justiça. Nós vos pedimos, que agis sempre em toda a parte,
em comunhão com o Pai e o Filho, pelos séculos dos séculos. Amém!
fotos/ BINI/PASCOM